• Ana Paula Ostapenko

Arquiteta embarca em tendência e se especializa em pintura artística em parede


Quatro anos depois de graduada em Arquitetura e Urbanismo, Mayara Batista, de 26 anos, descobriu na pintura em parede sua vocação. Ela uniu o conhecimento técnico adquirido na faculdade, seu gosto por arte e produtos autênticos para investir na carreira de desenhista em parede. Assim, ela já personalizou diversos espaços: lojas comerciais, ambientes residenciais como quartos e salas, e até igreja.

Desde a adolescência Mayara gosta de se expressar artisticamente e criar presentes personalizados. Cartões para presente, marca-páginas, caixinhas decoradas, customização de roupas, itens de decoração, entre outras produções, estão entre expressões da veia artística da arquiteta.

“Sempre gostei de ‘criar moda’, inventar coisas ‘do zero’ para presentear amigos e pessoas queridas conforme as características e gostos deles. Então, usar minha criatividade para produzir artes, seja com colagens, desenhos ou pinturas, sempre foi uma característica minha”, conta Mayara. Hoje, ela faz trabalhos autorais ou se baseia em inspirações e referências apresentadas pelos clientes para executar seus desenhos.

Início do aprendizado

É por isso que as artes em parede não são, assim, uma grande novidade para ela. Em 2018 ela fez sua primeira arte em parede, mas de maneira totalmente despretensiosa. “Minha primeira parede eu fiz rabiscando a parede do meu quarto a lápis e canetão escolar. Desenhar a lápis borra a parede e não sai com facilidade, ou seja, usei na época materiais nada apropriados para fazer o que eu queria, mas o desenho saiu”, relembra a arquiteta.

Atualmente, depois de muito treino e um ano fazendo desenhos e cursos, Mayara sabe quais materiais são mais apropriados para as diferentes técnicas de pintura. “Diferentes texturas de parede, que tipo de tinta para qual tipo de arte, assim como cuidados com medidas e proporções, são fatores que precisam ser levados em consideração antes de se executar uma arte”, explica.

E quando perguntada sobre qual parte do seu trabalho mais dá satisfação, ela logo diz: “é transformar em arte a personalidade, a identidade e os gostos dos meus clientes. Mas entre os projetos que mais me trazem alegria estão os ambientes infantis. Quartos de bebês e de crianças são especiais pra mim porque são espaços que abrigam muita vida, muita felicidade e sonhos. Criar artes em paredes é ter uma grande tela à minha disposição para presentear meus clientes”, finaliza. Mais sobre ela pode ser conferido no Instagram: www.instagram.com/mayarabatistam.

18 visualizações0 comentário