• Ana Paula Ostapenko

Artista plástica Lúcia Martins expõe trabalhos na Galeria de Vidro


A artista plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa, que acumula mais de 40 anos de experiência na área de artes plásticas e já expôs em diversos países, está com uma nova exposição, intitulada “Retrospectiva”, na Galeria de Vidro, dentro da Plataforma Cultural, aberta até o dia 04 de outubro.

Com apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), a mostra reúne 19 trabalhos em óleo sobre tela, acrílica sobre tela e pastel seco sobre papel, elaborados desde 1980 até os dias de hoje. A exposição conta também com a participação do designer étnico Sulivan Terena, convidado pela artista para apresentar trabalhos em sementes e plumas de pássaros.

Os dois primeiros trabalhos, que tem influência do cubismo, foram elaborados com orientação de Ignês Corrêa da Costa, aluna de Portinari e professora de Lúcia na década de 1980. As onças-pintadas, uma marca da artista, também estão presentes, em obras elaboradas com técnica própria, de pastel seco sobre papel. “São trabalhos muito importantes e que marcaram uma época da minha pintura”, descreve a artista.

De acordo com Lúcia, a expectativa é de que as pessoas visitem e conheçam melhor o seu trabalho. “Minha arte tem várias fases, e a exposição tem quadros que nunca tinham sido expostos. É um pouco do que eu fiz em mais de 40 anos de trabalho”, afirma ela. “Eu falo para quem ama a natureza e questiona as modificações que ela sofre. Acredito que ter nascido em Mato Grosso do Sul e ter sido criada numa fazenda me fez observar muito a natureza, e ainda é um tema que mexe muito com a minha imaginação. Por isso, além da beleza estética também procuro transmitir essa mensagem de preservação ambiental que perpassa todas as obras escolhidas”, completa.

Sobre a artista: Lúcia Martins Coelho Barbosa vive e trabalha em Campo Grande/MS. Há mais de 44 anos atua na área de artes plásticas com acrílico, pastel seco, aquarela e técnicas mistas. Já expôs suas obras em Portugal, Itália, França, EUA, Japão e Paraguai, e recebeu diversas premiações. Com o projeto “Peretá” (“Caminho” em tupi-guarani), exibiu o grafismo indígena e instalações em quatro capitais brasileiras – Brasília, Goiânia, São Paulo e Campo Grande. A artista segue expondo seu trabalho em mostras coletivas e individuais, fiel à missão de ser operária da arte.

Serviço: A exposição “Retrospectiva da Artista Plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa” está instalada na Galeria de Vidro, localizada na Avenida Calógeras, nº 3015, dentro da Plataforma Cultural. A entrada é gratuita, e a visitação pode ser feita sempre das 7h30 às 19h30, até o dia 04 de outubro.

0 visualização0 comentário