• Ana Paula Ostapenko

Atelier Portas Abertas Edson Castro: a arte por dentro


O artista visual Edson Castro realiza, no próximo final de semana, o Atelier Portas Abertas Edson Castro - sexta-feira (04/02), sábado (05/02) e domingo (06/02), das 10h às 20 horas, com entrada franca e seguindo as normas de prevenção e combate à Covid-19. A mostra acontece na área externa do home estúdio do artista, com visitas guiadas programadas pelas salas de estudos, sketches e finalização, entre outras instalações.


Mais de quarenta obras – em formatos diversos – darão luz ao gênio de Castro para o público. O artista explora, no conjunto exibido, as gradações do seu projeto abstrato, que o consagrou na Europa, e abre sua pintura para intervenções em diferentes superfícies – a tela, o papel, o cartão – que recebem, por vezes, mais que a tinta. Materiais recortados e transpostos de seu contexto original entram no jogo de cores e formas.


Sim, o figurativo desponta aqui e ali, em uma expressão bem própria, recobrando nas novas criações fases anteriores do artista, que tem três décadas de carreira. Todas as obras apresentadas são inéditas e empregam o bastão a óleo, o grafite e outros procedimentos.


MERGULHO NA CRIAÇÃO

Quais os suportes, técnicas e estéticas que inspiram um artista? Venha ver com os próprios olhos. Você está convidado a mergulhar livremente no processo de criação de um dos principais nomes das artes visuais de Mato Grosso do Sul. Após consolidar-se no circuito europeu, com a temporada de nove anos morando e criando em Paris, de 2008 a 2017, Edson Castro realizou mostras individuais e montou um novo atelier em Campo Grande.


NOVOS DIÁLOGOS

O interesse que sua obra vem despertando em colecionadores do Canadá e dos EUA amplia os canais de expressão do artista, que, a partir de então, movido pelos paradoxos que alimentam seu chão, cenários e telas, mobilizou-se para conexões internas no Brasil e em Mato Grosso do Sul. Em 2021, o trabalho de Edson Castro passou a integrar o acervo da Out Gallery, em São Paulo.


E, agora, ciente do desafio de promover uma exposição durante o período de restrição da pandemia, o artista oferece a capital morena a chance de explorar a sua obra por dentro do laboratório de criação que a conduz ao nosso desfrute, apreciação e sensibilidade, com o Atelier Portas Abertas Edson Castro.


A experiência contará ainda com a projeção de vídeos do portrait do artista e ambiência musical pilotada pelo DJ Chiquinho. No sábado, o grupo instrumental El Trio colore o fim da tarde com o seu jazz que passeia por diferentes tradições e períodos mantendo uma assinatura de frescor e reinvenção.


“Eu vou compartilhar o meu espaço e o meu processo criativo. Uma oportunidade de ver a arte contemporânea no local onde está sendo produzida, além de fomentar a aproximação de novos públicos”, afirma Edson Castro.


Visitar um atelier é uma experiência marcante e singular. Venha e aprecie. Tenha a chance única de mergulhar no processo de criação. Saiba mais de Edson Castro pelo Instagram: @edsoncaztro_.


SERVIÇO:

Atelier Portas Abertas Edson Castro

Exposição de obras recentes. Pequenos, médios e grandes formatos.

Rua Quintino Bocaiuva, 456, Jardim Paulista, Campo Grande (MS)

De 04 a 06 de fevereiro - sexta-feira, sábado e domingo

Das 10h às 20h

DJ Chiquinho – sets ao vivo sexta-feira (04/02) e domingo (06/02), 17h

El Trio – pocket show de jazz sábado, 18h

Visitação ao acervo permanente: consultar agendamento

Obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e lavagem de mãos

68 visualizações0 comentário