• Ana Paula Ostapenko

Batalha de Bandas - maior festival de rock autoral de MS abre inscrições


Uma boa notícia para o cenário musical regional: após um ano de hiato por conta da pandemia, o Batalha de Bandas, festival de música autoral sul-mato-grossense volta esse ano para sua sétima edição. Dessa vez, o Festival recebeu investimento do Governo do Estado de MS, através da Fundação de Cultura de MS/FIC-MS.


O Batalha de Bandas é o maior evento de música autoral do Estado. De 2014 para cá, mais de 60 bandas sul-mato-grossenses passaram por seus palcos e mais de 150 grupos se inscreveram. Em 2020, o festival não pôde acontecer, mas encontra em 2021 um novo cenário para ocupar os palcos. "O Batalha de Bandas deve acontecer em setembro, com todos os cuidados que o período pede", garante a produtora executiva Ana Ostapenko.


Como participar - As inscrições para o Batalha de Bandas começam no Dia do Rock, 13 de julho, e terminam no dia 13 de agosto. Podem se inscrever via formulário online bandas sul-mato-grossenses de qualquer vertente do rock, cujos integrantes tenham mais de 14 anos de idade. Os interessados devem apresentar na inscrição uma música autoral, em áudio ou vídeo, via Soundcloud ou YouTube. "Não há necessidade de ser uma gravação profissional, pode inclusive ser de um ensaio. O intuito é dar visibilidade a novos talentos do rock regional", pontua Ostapenko.


A seleção é feita por um time de técnicos que avalia todo o material enviado e seleciona os grandes finalistas. Os nomes serão divulgados no dia 20 de agosto na fanpage da Batalha de Bandas. No dia da grande final, durante o evento, os jurados avaliam quatro quesitos: Composição, Performance, Execução e Letra.


A banda vencedora ganha a gravação de um DVD com quatro músicas, um ensaio fotográfico no dia da gravação do DVD, dez camisetas de merchandising da banda e uma consultoria de carreira. O segundo lugar e a banda escolhida pelo público levam a gravação de um single cada. Já o terceiro lugar, ganha um ensaio fotográfico. "Essa premiação proporciona às bandas vencedoras a oportunidade de terem um material próprio para o ingresso no mercado musical", pontua Caio Dutra, produtor técnico do festival.


Arthur Maximilliano, guitarrista da banda Codinome Winchester, primeira banda a ganhar o Batalha de Bandas, reitera a importância desse tipo de festival, sobretudo para incentivar os músicos a não desistirem. "Festivais como o Batalha incentivam as bandas a acreditarem em seu trabalho. Para nós, vencer a primeira edição foi importante porque, como prêmio, conseguimos gravar nosso segundo EP, o Ocasiões Espaciais, que foi muito importante para nós em um cenário nacional", pontua.


O link para inscrições e todos os detalhes da edição 2021 serão divulgados em uma live no perfil do Instagram do Batalha de Bandas (www.instagram.com/batalhadebandas), no dia 13 de julho, às 20 horas, horário local.


Para mais informações sobre o Batalha de Bandas, basta acessar www.facebook.com/batalhadebandascg


5 visualizações0 comentário