• Ana Paula Ostapenko

Brô Mc’s estará no palco Sunset, do Rock In Rio


O primeiro grupo de rap indígena do Brasil, Brô MC's, é confirmado na programação do Rock in Rio 2022, considerado um dos maiores festivais de música do mundo.

Brô MC's ganharam repercussão cantando sobre o cotidiano das aldeias Jaguapirú e Bororó, localizadas na cidade de Dourados, oeste do Mato Grosso do Sul. Citam, nas letras, a luta pela terra, a questão da identidade indígena, problemas como o consumo de drogas e álcool e os altos índices de suicídio das aldeias.

A apresentação está confirmada para o dia 3 de setembro, dia dedicado ao Rap Nacional no palco Sunset com participação de Racionais, Criolo, Xamã, Papatinho, L7NNON, MC Carol, MC Hariel e Mayra Andrade, de Cabo Verde.

Para Kelvin Mbarete conta que a divulgação ontem foi uma grata surpresa, “vibramos muito quando vimos no Jornal Nacional nosso nome no Palco junto com o Xamã e mais nomes muito importantes do Rap Nacional como Racionais e Criolo, vibramos muito e estamos recebendo muito carinho dos nossos amigos e fãs por mensagem, postagens nas redes sociais e tudo mais”.

Sobre o que o público pode esperar pra esse show no festival, Kelvin garante que terão surpresas “queremos apresentar ao público pelo menos duas músicas novas, todos que estiverem lá ou que verem pela TV podem aguardar um show cheio de vontade de levar nossa mensagem, como sempre fizemos, e agora num dos maiores festivais do mundo, aguardem Brô MC’s no Rock In Rio, vai ser histórico”.


BRÔ Mc’s

Bruno Veron, Clemersom Batista, Kelvin Mbarete e Charlie Peixoto são quatro jovens indígenas das etnias Kaiowá e Guarani das Aldeias Jaguapiru e Bororó, localizadas na cidade de Dourados, região oeste de MS.

Eles iniciaram a carreira em 2009 quando se juntaram para fazer rap em português e guarani contando o cotidiano das aldeias em que vivem, sobre a realidade local de violência, problemas de consumo de álcool e drogas, além do descaso de autoridades sobre o povo indígena, logo o grupo ganhou repercussão nacional com sua arte.

A série Guateka, lançada em 2018, conta em cinco episódios um pouco da história do início da carreira do grupo, dirigida por Thiago Rotta e estrelada pelos próprios BRÔ MC’S.


Fotos: Pedrê

15 visualizações0 comentário