• Ana Paula Ostapenko

Coleção Raiz da Trama foi destaque no fuorisalone em Milão


A coleção Raiz da Trama foi destaque no Fuorisalone, evento que fez parte do circuito 5VIE e integrou o Salone del Mobile. A exposição aconteceu de 06 a 12 de junho no centro histórico de Milão. Foi a primeira vez que uma coleção criada e produzida em Mato Grosso do Sul expõe no evento, que é considerado o maior do mundo na área do design.


O evento foi um marco para esse estilo inovador de design que busca valorizar a cultura brasileira por meio das técnicas e materiais típicos do país. Luciana Teixeira, arquiteta especialista em design de produto, autora da coleção Raiz da Trama, destaca que “o intercâmbio de cultura e conhecimento foi imenso, foi muito satisfatório perceber o interesse dos visitantes na nossa proposta, que mescla técnicas artesanais ancestrais do nosso povo ao design. Nos sentimos realmente gratos com a valorização desse trabalho que é fruto de muita pesquisa e dedicação. Perceber que pessoas de diferentes lugares do mundo se identificaram e se emocionaram com as histórias da coleção Raiz da Trama, criando conexões e reconhecimento de uma proposta de design genuinamente brasileira é muito gratificante”, afirmou Luciana.


“O evento é mais importante da Itália e mobiliza os caçadores de tendências e formadores de opinião do segmento da indústria moveleira do mundo inteiro há 60 anos e o FuoriSalone onde estava o circuito 5VIE existe há 40 anos”, destaca Luciana. Ela aponta ainda, que houve cerca de 400mil visitantes, o que caracteriza uma frequência alta de pessoas do mundo inteiro em busca de novidades, tendências, inovação e criatividade.


As peças podem ser adquiridas em Campo Grande na loja Light Design+Exporlux, localizada na rua Euclides da Cunha, nº 1333, bairro Jardim dos Estados. A loja inaugurou uma vitrine toda dedicada à coleção no mesmo dia em que a Raiz da Trama fez sua estreia na exposição internacional.


A Coleção Raiz da Trama

O Projeto Raiz da Trama utiliza o design como ferramenta para contar histórias do Brasil profundo, falar da cultura do Mato Grosso do Sul é o objetivo desta coleção integramente criada e produzida no Estado. O projeto foi aprovado pelo Fundo de Incentivo Cultural (FIC) da Fundação de Cultura, órgão do governo do Estado do MS.


A coleção é composta por objetos de design criados em diálogo com as técnicas ancestrais que compõem o rico cenário da cultura material e imaterial sul-mato-grossense: selaria pantaneira, trama quilombola e trançado guató, além de tecelagem paraguaia. Elementos, grafismos, técnicas e processos que materializam a influência destes grupos, sejam nativos ou imigrantes que fazem parte do mosaico cultural que encontramos no MS, e compõe a brasilidade do Litoral Central.

3 visualizações0 comentário