• Ana Paula Ostapenko

Costureiras cooperadas na Capital abrem as portas para grande bazar autoral.


A vida de cerca de 40 mulheres se transformou de novembro para cá, elas integram a Cooperativa Império da Costura, criada oficialmente em 05 de novembro de 2021, a cooperativa é a primeira têxtil após a sanção da nova lei do sistema de incubação do Município de Campo Grande

A nova lei dará a possibilidade para as cooperativas funcionarem dentro das incubadoras, essa é uma das modernizações que a lei traz, além de outras novidades, como o aumento de tempo de incubação por até 5 anos, dependendo do caso, essas alterações possibilitaram sonhos como o das 40 costureiras, agora empreendedoras tornar-se realidade.


Como tudo começou

Criado em 2020 com o objetivo de apoiar servidores e comunidades em geral a superar a pandemia do coronavírus e suas consequências, o Centro Emergencial de Produção de EPIs foi fundamental em um momento em que não havia materiais disponíveis no mercado. Previsto para durar os meses de maio junho e julho de 2020, o projeto se estendeu até o início de 2021, onde foram confeccionadas cerca de 700 mil máscaras durante aproximadamente 10 meses.

Passado esse período, as costureiras que eram contratadas pela Prefeitura Municipal e recebiam 1 salário mínimo, mais uma cesta básica para trabalharem, viram no cooperar, uma forma de empreender e assim trabalhar de forma coletiva, democrática, inclusiva, com divisão de trabalho e ganhos que só dependem delas.


Agora o futuro!

Como forma de apresentar a cooperativa e os produtos já criados ao longo desses meses, as cooperadas preparam um grande bazar com produtos novos produzidos por elas, e diversas peças que foram reformadas, adaptadas com muita criatividade, dando novo uso.

A presidente da cooperativa Alva Estela convida toda a população: “Estamos todas muito felizes com esse bazar, e ansiosas! Estivemos recentemente participando de uma feira na Afonso Pena, realizada pelo FAC, mas agora estamos emocionadas, vamos receber todos com muito carinho em nossa casa” destacou.

O bazar acontecerá no dia 11 de março, das 9 às 16h, na sede da cooperativa, Rua Leandro da Silva Salina n. 668, Bairro Mário Covas, Incubadora têxtil.

18 visualizações0 comentário