• Ana Paula Ostapenko

Em ação de sustentabilidade, Comper troca caixas de creme dental por papel semente


A sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente fazem parte dos valores da rede de supermercados Comper e por esse motivo, clientes e funcionários podem trocar caixas de creme dental vazias por papéis-semente de cravo-francês e rúcula nas 11 lojas de Campo Grande, quando efetuarem suas compras. A ação segue até o dia 17 de outubro.

Na ação de marketing do Comper em parceria com a Colgate, o cliente pode doar sua caixa de creme dental na hora das compras e depositá-la numa urna caracterizada. Em seguida, recebe um cartão de papel biodegradável, cujo verso contém instruções sobre o plantio.

O projeto piloto, que em breve será estendido às outras regionais do Comper, também conta em Campo Grande com parceria da empresa MR Resíduos, cujo objetivo é atender de forma assertiva as demandas das organizações empresariais quanto às melhores práticas de destinação de resíduos sólidos. Após coletar as caixas de cremes dentais, a empresa as levará para reciclagem e o dinheiro arrecadado será destinado ao Instituto Guataverá de Apoio Sociocultural.

Sem fins lucrativos, o instituto empreende ações para recreação e desenvolvimento infanto-juvenil, além de promover oficinas de leitura, escrita e artes para crianças, jovens e adultos. Além disso, no local são produzidas peças artesanais com sacos de cebola, laranja e de outros produtos de hortifrúti.

De acordo com Esther Guimarães Cardoso, diretora da entidade, o Instituto Guataverá existe desde 2007 e atende, em média, 210 pessoas anualmente. “Oferecemos cursos profissionalizantes de culinária, corte e costura, informática, trabalhos manuais e outros ofícios de interesse da comunidade, entre várias outras atividades”.

“Achamos essa iniciativa do Comper muito oportuna e importante. O Guataverá sempre prezou pela sustentabilidade e reciclagem de materiais, tanto que além de cursos com reaproveitamento de materiais, no pátio há conjunto de depósitos para a separação de resíduos recicláveis para despertar a conscientização de preservação do planeta pela diminuição da quantidade de lixo”, completa Esther.

Sementes – A rúcula é um vegetal verde-escuro rico em vitaminas A e C e compostos fenólicos, como luteína e zeaxantina, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar a saúde dos olhos, controlar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Apesar de ser um presente comum para mulheres, o cravo-francês é uma das flores prediletas quando é preciso presentear um homem. É, ainda, uma excelente escolha para cartões de visitas e brindes.

Para essa ação foram confeccionados 2.500 cartões de cravo-francês e 2.500 de rúcula. Por serem plantas de pequeno porte, demandam facilidade no plantio e cultivo.

Fotos: Roberto Higa

3 visualizações0 comentário