• Ana Paula Ostapenko

Estudantes sul-mato-grossenses recebem doação de 700 kits de livros de literatura infantojuvenil


A partir do dia 26 de abril, a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e também a Rede Municipal de Ensino de Campo Grande receberão milhares de livros que abordam a cultura e a natureza do Estado.


Ao total, sete mil exemplares de obras infantojuvenis serão distribuídos para bibliotecas públicas municipais e estaduais de nove municípios sul-mato-grossenses pela escritora Mara Calvis e coautores, com o projeto “Ler, Conhecer e Preservar a Identidade Sul-Mato-Grossense”, contemplado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo (MTur), da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), conhecida como Lei Rouanet.


Os livros disponibilizados trazem temas regionais de relevância para a valorização do cenário local. “São histórias que falam sobre a identidade, a história, a geografia, as lendas, os pontos turísticos, a cultura, a fauna e a flora da nossa região, em um incentivo para que cada vez mais crianças e adolescentes conheçam seu estado e tenham orgulho de ser daqui”, pontua.


Os sete mil livros serão divididos em 700 kits com 10 unidades cada e distribuídos para estudantes de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Ribas do Rio Pardo, Bonito e Naviraí. Fazem parte de cada kit os livros “Jujuba, a seriema viajante - Sabores e Fronteiras do MS”, “Morgana e a Chalana - Pelas Águas do Pantanal/MS”, “Ñande Retã, Nosso Território - Povos indígenas de Mato Grosso do Sul”, Tuco, o Tucano Bom de Bico e os Sabores de Mato Grosso do Sul”, “Alfabeto Ecológico do Pantanal”, “Algumas Coisinhas que me Deixam Muito Feliz em Meu Mato Grosso do Sul”, “As aventuras de Ygor, o peixe barbado - Nas Águas de Campo Grande”, “As aventuras de Ygor, o peixe barbado - Nas Águas de Mato Grosso do Sul”, “As Curiosidades de Tatá” e “Cacá, a Jaguatirica”.


Os livros foram impressos graças ao aporte financeiro do grupo Energisa e da Solurb Soluções Ambientais, que destinaram parte do pagamento de impostos federais para o projeto. “É uma honra para mim poder ver meus livros chegando a cada vez mais sul-mato-grossenses e, mais do que isso, possibilitando que crianças e adolescentes adquiram o hábito da leitura, conhecendo a fundo elementos da terra onde vivem”, afirma Mara.


Para conhecer melhor os livros que serão distribuídos e outros títulos da autora, acesse https://www.maracalvis.com.br/ e confira.

32 visualizações0 comentário