• Ana Paula Ostapenko

Exposição em shopping da Capital traz 30 obras sobre povos originários do Brasil


O Shopping Bosque dos Ipês recebe a partir do dia 08 de outubro, às 15 horas, a exposição “Espelhos da Terra, Povos Originários”, do artista visual Ghva Maurício. São 30 obras expostas ao público, resultado de anos de pesquisas e estudos sobre os povos originários do Brasil, em especial do Mato Grosso do Sul.

Ghva Maurício é natural de Rondônia, mas representa a arte sul-mato-grossense, resgatando os traços das nações indígenas retratadas em raros registros históricos, pintando as telas a partir de registros fotográficos de expedicionários desbravadores, como o fotógrafo Teixeira e Vasques e seus registros de 1892 e Marc Ferrez, com imagens de 1896.

O artista acrescentou à exposição também uma amostra da recente exposição “Espelhos da Terra”, que faz referência à vida na Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande. As imagens foram captadas pela lente da fotógrafa Elis Regina Nogueira e depois pintadas por Ghva, criando um registro artístico da infância, da maturidade e da ancestralidade, representadas inclusive por lideranças póstumas, como Marçal de Souza Tupã-I e os Caciques Enir Terena e Francelino Calixto.

Sobre as telas, em cores vivas e iluminadas, estão retratados o povo Kaiapó, do Pará; os Xingu, Txucarramáes e os Xavante, do Mato Grosso; os Terena, do Mato Grosso do Sul; os Yawanawa acreanos e até mesmo povos originários ainda anônimos, não identificados até hoje. Entre todos eles, Ghva aponta um traço comum: a imponência de um longo e doloroso processo civilizatório. “Espero que a exposição funcione para as pessoas, como um verdadeiro espelho, um corajoso olhar sobre nós mesmos, sobre o que fomos antes do desaparecimento de quase uma centena de nações indígenas e o que somos hoje”, afirma Ghva.

A exposição “Espelhos da Terra, Povos Originários”, pode ser visitada no primeiro piso do Shopping Bosque dos Ipês, próximo à loja Primicia. A entrada é gratuita.

Serviço

Exposição artística “Espelhos da Terra, Povos Originários’, de Ghva Maurício

quando: de 8 a 30 de outubro de 2021

horário: Segunda a sábado, das 11 às 22 horas. Domingos, das 11 às 20 horas.

onde: Shopping Bosque dos Ipês - Av. Cônsul Assaf Trad, 4796

Entrada gratuita.

7 visualizações0 comentário