• Ana Paula Ostapenko

Festas juninas tomam conta do calendário de eventos na capital


Os cheirinhos de quentão, bolo de milho e canjica já tomam conta de Campo Grande. Para aquecer as noites frias da cidade Morena e vivenciar a alegria das celebrações de Santo Antônio, após dois anos sem eventos presenciais, as festas juninas estão de volta. Na capital, o calendário da festança começou logo no primeiro final de semana de junho e vai seguir até o mês de julho.


O alto astral da época chegou aos transformadores, donos de quiosques, trailers, padarias e casas de bolos que já incluíram nas receitas cotidianas ingredientes como milho, amendoim e paçoca. Proprietário de uma panificadora, Manoel de Souza iniciou em maio a comercialização de canjica, bolo de fubá cremoso, pipoca e pamonha no interior da loja.


“Decoramos a padaria com bandeirinhas, as atendentes do balcão estão vestindo roupas típicas e usando chapéu. Oferecemos degustação aos clientes toda tarde e a aceitação tem sido boa. E para ficar mais barato compro tudo no Fort Atacadista, desde o fubá, trigo, açúcar, fermento etc.”, disse Manoel.


Para quem está com saudades das fogueiras, apresentações de quadrilhas e gastronomia caipira, opções não faltam em Campo Grande. Tem festa junina agendada em escolas, igrejas, clubes e espaços públicos da cidade. No circuito as principais festas são: 20º Arraial de Santo Antônio, Festa Junina da Associação Okinawa, Festa Junina da AACC, Festa do Padroeiro São João Batista, Quermesse da Paróquia São Francisco de Assis, Festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Arraial dos Veteranos, Festa Junina da UCDB entre outras.


Se a opção for saborear as guloseimas juninas em casa, os kits juninos ganharam força como opção de renda extra e se consolidaram no mercado brasileiro. A Festa Caipira Delivery traz itens para atender todos os gostos: pipoca artesanal, amendoim, quentão, canjica, cuscuz, paçoca, bolo de milho, maçã do amor, queijadinha, doce de abóbora, brigadeiro, curau, pamonha, entre outros. A empresária Keila Moreno, encontrou uma forma de trabalhar em casa e melhorar o orçamento da família. “Quem nasceu em Estados como Bahia, Paraíba, Piauí e Ceará aprecia bastante festa junina e aqui a colônia nordestina é muito grande. É o terceiro ano que faço os kits para vender”, contou Keila.


Com o objetivo de fornecer ingredientes típicos do mês tanto para comerciantes, como público em geral, as lojas do Fort Atacadista estão abastecidas com produtos como pipoca, amendoim, canjica, fubá, cuscuz, assim como itens do setor de frios como salsicha para cachorro-quente e milho para receitas diversas.


Seja para produzir e vender, ou preparar em casa e compartilhar com a família, o consumidor tem nas lojas do Fort Atacadista produtos temáticos, com variedade e bom preço. De acordo com o gerente geral da loja Fort Cafezais, Mario Fermino da Silva, está tudo preparado para oferecer sabor, produtos de qualidade e bons preços. “As ilhas com produtos alimentícios típicos estão abastecidas para os nossos clientes. Quem compra com cartão Vuon tem descontos e formas de pagamentos especiais”, informou.

5 visualizações0 comentário