• Ana Paula Ostapenko

Formação de público é tema de 2º ciclo do Produção em Foco


Um grande desafio para a cultura em geral, ainda mais em tempos de pandemia, a formação de público será debatida no segundo ciclo do projeto Produção em Foco. Toda a programação do evento é online, aberta a todo tipo de público. Para participar basta se inscrever através do site www.producaoemfoco.com.br/.


Profissionais de outros estados serão responsáveis por ministrar as palestras e oficinas sobre o tema: na quinta-feira (11), às 16h (MS), será transmitida a palestra Segmentação de Público Online, com Daniela Ribas (SP); na sexta-feira (12), às 19h (MS), é a vez de Greice Barros (PR) falar sobre Práticas Culturais e a Relação com o Público; no sábado (13) e domingo (14), entre 9h e 12h (MS), o público poderá participar da oficina Dimensões da Produção de Conteúdo Digital na Cultura, com Nerie Bento (SP); e o ciclo 2 finaliza com a oficina Assessoria de Imprensa e Direcionamento de Público, com Laísa Gabriela (BA), no sábado e domingo das 14h às 17h (MS).


Com profissionais diversos e de todo o país, o projeto Produção em Foco tem o intuito democratizar o acesso ao conhecimento na área de produção cultural e contribuir com o fortalecimento da cadeia da economia criativa e geração de renda.

“Promover um evento que aborde a produção cultural com oficinas e palestras é, justamente, capacitar e incentivar os profissionais da cultura a fazer autogestão, buscar seus próprios projetos, criar autonomia no mercado, gerar economia na cidade e a fomentar a cultura local”, enumera Nerie Bento, que ministrará uma das oficinas. “Não dá pra pensar a cultura de uma cidade sem pensar em quem promove as linguagens culturais. Entendendo que o fazedor de cultura passa pelo artista, produtor e vai até o operacional, que pode ser o iluminador de um espetáculo”, completa.


Ela irá abordar o conteúdo digital na cultura, falar como a produção para redes sociais podem ajudar na captação de público. “Com a volta gradativa dos eventos presenciais as redes sociais começam a mudar de forma, no que diz respeito a divulgação de eventos. Uma vez que a demanda de eventos irá aumentar consideravelmente, pois está todo mundo precisando retomar seus negócios, o ideal é trabalhar com planejamento, antecedência e constância. Achar que vai postar uma vez sobre seu evento e garantir público é uma falha enorme”, explica.


A palestrante Greice Barros, que falará sobre relação com o público, afirma que ambientes de discussão como este promovida pelo Produção em Foco se faz cada vez mais necessário. “São espaços de debates, reflexão, de partilha de procedimentos. São extremamente necessários para que tenhamos uma atuação profissional mais articulada, conectada com seu tempo, entorno e questões pungentes. Temos que falar da demanda de desenvolvimento dos projetos assim como da demanda dos próprios profissionais da produção”, frisa.


Produção em Foco foi contemplado com recurso do FMIC - Fundo Municipal de Investimentos Culturais, da Sectur - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, órgão vinculado à Prefeitura de Campo Grande.


Confira abaixo a programação:

Produção em Foco

Segundo Ciclo – Formação de público

Data: 11 a 13 de outubro

Local: Online

Atividades

Dia 11/11 - quinta-feira

16h (MS) e 17h (Brasília) - Palestra Segmentação de Público Online, com Daniela Ribas (SP);

Dia 12/11 - sexta-feira

19h (MS) e 20h (Brasília) - Palestra “Práticas Culturais e a Relação com o Público, com Greice Barros (PR);

Dia 13/11 – sábado e domingo

9h às 12h (MS) e 10h às 13h (Brasília) - Dimensões da Produção de Conteúdo Digital na Cultura, com Nerie Bento (SP);

14h às 17h (MS) e 15h às 18h (Brasília) - Assessoria de Imprensa e Direcionamento de Público, com Laísa Gabriela (BA).

0 visualização0 comentário