• Ana Paula Ostapenko

Hábito de leitura aumenta quase 50% em dois anos de pandemia


O isolamento social provocado pela pandemia obrigou as pessoas a passarem mais tempo em casa, sem opção de ir ao parque, em festas ou teatros. Com isso, o brasileiro se voltou a um antigo companheiro: o livro. É o que comprova pesquisa do 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) em parceria com a Nielsen Bookscan Brasil. Em 2021, houve um crescimento de 29,3% no volume de livros vendidos em todo o país, na comparação com o ano de 2020. Este ano também começou aquecido, com uma alta variação em volume nas vendas: 19,56% maior que em 2021. Já são quase 50% mais livros em circulação no Brasil do que em 2020.


Entretanto, os livros ainda são caros e inacessíveis a uma camada expressiva da população. Para diminuir a distância provocada pela questão financeira, a Gibiteca está promovendo uma campanha de arrecadação de livros na rede de Supermercados Comper. Durante o mês de junho, clientes que passarem pelas lojas da Rui Barbosa, Joaquim Murtinho e Euller de Azevedo poderão deixar os exemplares que não utilizam mais e também matar a saudade ou apresentar aos filhos algumas edições de gibis que estarão disponíveis para leitura no local, na Gibicicleta.


Podem ser doados quaisquer livros de todos os temas, desde que em bom estado de conservação. A Gibiteca já possui atualmente mais de 20 mil exemplares, que se distribuem na sede da organização, na Rua Sacramento, 800 - Bairro São Francisco, na Gibicicleta, na Vanteca e em estantes espalhadas pelos terminais rodoviários da cidade.


Confira a programação:


16/06 (quinta- feira): das 15hs às 19hs

Comper Rui Barbosa - R. Barbosa, 736


22/06 (quarta-feira): das 15hs às 19hs

Comper Joaquim Murtinho - R. Joaquim Murtinho, 975


27/06 (segunda- feira): das 15hs às 19hs

Hiper Center Comper Euler de Azevedo - Av. Tamandaré, 2957

4 visualizações0 comentário