• Ana Paula Ostapenko

Início de um sonho: ´5º Concurso de Redação´, da FMB, premiou alunas de escolas públicas com bolsas


A partir de 2022, as estudantes Ana Flávia Rodrigues Teixeira, Amanda Santana Maciel e Rafaella Barbosa Calegari poderão realizar o sonho de cursar uma faculdade. Elas foram as vencedoras do ´5º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´, da Fundação Manoel de Barros (FMB), ganharam bolsas de estudos na Uniderp e agora poderão escolher um curso de graduação. A premiação aconteceu em 04 de novembro e reuniu cerca de 40 estudantes. O Concurso contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), da Uniderp e da Companhia das Letras.

No Concurso, que foi voltado para alunos da rede pública de ensino, os estudantes foram estimulados a compor redações diante do tema ´Caminhos para atingir a sustentabilidade em relação à crise ambiental´, inspirados nas obras e linguagem do poeta Manoel de Barros.

“O Concurso nasceu para incentivar o conhecimento acerca da obra do poeta, estimular o interesse à prática da escrita com intuito de desenvolver habilidades de redigir e promover o interesse pela leitura. Além disso, buscamos empoderar os jovens, mostrar que eles são capazes. Os 40 selecionados, por exemplo, foram os melhores entre 3.500 estudantes, então os jovens finalistas passam a acreditar que são capazes de muito mais”, realça o diretor da FMB, Marcos Henrique Marques.

As provas foram realizadas, entre agosto e setembro, por alunos matriculados em escolas públicas de Campo Grande, Dourados, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos. Entre setembro e outubro, a Comissão Organizadora da Fundação Manoel de Barros corrigiu as redações e selecionou as 40 melhores. Ainda dentro desse período, a Comissão Julgadora (formada por professores graduados em Letras e representantes da Secretaria de Estado de Educação), selecionou entre as 40 redações, as 10 melhores e, depois, os três primeiros colocados.

A primeira colocada, Ana Flávia Rodrigues Teixeira (Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes), receberá bolsa de estudos de 100%; a segunda colocada, Amanda Santana Maciel (Escola Estadual Professor Severino de Queiroz), bolsa de 70% e; a terceira colocada, Rafaella Barbosa Calegari (Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal), bolsa de 50%; todas na modalidade presencial na Uniderp. Elas poderão escolher entre os cursos de graduação conforme o regulamento do Concurso, entre as opções estão: Direito, Engenharia Civil, Agronomia, Enfermagem, Administração, Ciência da Computação, Educação Física, entre outros.

A estudante Ana Flávia, campeã desta edição, vai realizar o sonho de cursar Direito e pretende se especializar em Direito Empresarial. A jovem conta que estudou muito para participar do Concurso, conciliando os estudos com seu trabalho: “Estudar é essencial, você correr atrás é essencial. E quando a gente vê que a gente ganhou em primeiro lugar, que a gente passou entre tantos, entre mais de 3 mil estudantes, a gente vê que vale a pena o esforço. Penso que o estudo é o caminho certo”.

Ana Rachell Schmidt, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, acompanhou a Premiação de sua aluna Ana Flávia e, emocionada, falou da importância da Educação: “O professor acima de tudo ele adota o seu aluno como seu filho, então essa realização é como se fosse um filho meu ganhando uma coisa muito especial. Eu abraço os meus alunos, eu acredito no potencial deles e eu tenho certeza que através da Educação vamos mudar o mundo!”.

“É gratificante poder reconhecer a dedicação e esforço desses estudantes oferecendo uma oportunidade de acesso ao Ensino Superior, um passo importante e tão sonhado na vida desses jovens. Acreditamos no poder de transformação que só a Educação pode proporcionar e que certamente é a melhor forma de reverenciar o trabalho desenvolvido nesse concurso de redação”, destaca o reitor da Uniderp, professor Taner Bitencourt.

Fundação Manoel de Barros

Instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/ ou pelo telefone (67) 3384-8042.

2 visualizações0 comentário