• Ana Paula Ostapenko

Instalação na Afonso Pena relembra festas juninas e homenageia padroeiro de Campo Grande


Os festejos juninos fazem parte da tradição brasileira e estão no coração de grande parte dos campo-grandenses. As músicas, as danças, as comidas, as decorações, as brincadeiras... quem nunca se divertiu nesta época do ano na escola, no bairro, na empresa em que trabalha ou em família que atire o primeiro estalinho.


Neste segundo ano em que a pandemia cancela as festas de junho, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) unem-se para homenagear o padroeiro da Capital, Santo Antônio, com a instalação artística “Lembranças”.


Instalada a partir de sábado (12) no canteiro central da Avenida Afonso Pena, entre as ruas Pe. João Crippa e Pedro Celestino, grandes estruturas de metal ostentam bandeirinhas coloridas, tais como as que são penduradas nos arraiás brasileiros.


O autor da obra é o professor Roberto Figueiredo, da Área de Cultura e Arte da UCDB, ligada à Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários. “O mês de junho é especial. Temos a Festa Junina da UCDB e a Festa de Santo Antônio, dois eventos muito tradicionais na nossa Capital. A instalação é uma homenagem ao carinho que o campo-grandense tem pelas festas juninas, que está na lembrança de todos nós”, detalhou.



A escolha pelo canteiro central foi pensada para evitar aglomeração. “As pessoas passam de carro pela principal avenida da cidade e já vão ver as bandeirinhas. Não será preciso descer para admirá-las”, ressaltou Figueiredo.


“Parceria importante com a UCDB onde juntos vamos relembrar o espírito festivo desta época do ano. As pessoas passarão pela Afonso Pena e ficarão saudosas, lembrando de duas das maiores festas juninas do Estado, o Arraiá da UCDB e Arraial de Santo Antônio de Campo Grande”, finaliza o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas.

73 visualizações1 comentário