• Ana Paula Ostapenko

Jovem poeta e escritor de MS, Febraro de Oliveira, lança romance ´Uirapuru´


Um romance em labaredas. Nelas, e por meio delas, o protagonista Léo evoca a memória, o afeto e o imaginário em busca de sua origem. `Uirapuru´ é o quinto livro e primeiro romance do poeta e escritor campo-grandense Febraro de Oliveira, e será lançado em 12 de novembro, às 19 horas, no Espaço Refazenda. A publicação do livro tem o incentivo do Fundo Municipal de Investimento Cultural – FMIC/2019, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

A inspiração para a produção do livro veio da rua onde Febraro nasceu e vive, ´Uirapuru´, localizada no Conjunto Habitacional Estrela D´alva I, em Campo Grande-MS. A questão de sua rua ter nascido de uma ocupação sempre lhe ´atravessou´, vivia em seu imaginário, assim, o autor buscou registros históricos oficiais sobre o tema, mas só conseguiu informações por moradores da região. Assim, deu vida a rua `Uirapuru´ em forma de palavras e versos e, a transformou em um cenário fictício para o protagonista Léo.

"´Uirapuru´ traz a história de Léo, um jovem que nasce de uma ocupação e está sempre buscando entender o que é pertencer, pertencer a mãe, a própria rua, aos símbolos que ele mesmo cria, é um experimento sobre a ideia de existir. Minha rua, usada de cenário fictício (porque tudo que é narrado, automaticamente, já se é ficção), uma rua que nasce de uma ocupação, perambulando no romance em seu período de transição da sua reocupação pela polícia. Coisa que aconteceu aqui, mas que não foi registrada. ´Uirapuru´ também não é uma forma de representar uma vida minha ou mesmo a história da rua, passa longe disso. Embora toque em temas sociais bem contemporâneos como as pautas LGBTQIA+, Ocupações, Violência Policial, entre outros, para mim, como autor, a discussão central é sobre a falta e o pertencimento (questões que sempre me foram caras)", revela Febraro.

A obra levou 5 anos para ser finalizada, foram dois anos de estudo e três de escrita. Para a produção deste romance contemporâneo, foram feitas entrevistas, rodas de conversas, moradia e performances, com a ideia de sensibilizar e construir narrativas. ´Uirapuru´ se propõe a recriar a linguagem a partir da memória de uma população. Em sua estrutura narrativa, ´começo, meio e fim´ confundem-se em meio ao fogo.

Para a renomada escritora Anita Deak (semifinalista do prêmio Oceanos e indicada ao prêmio Juca Pato como Intelectual do Ano), que teceu uma crítica sobre o livro: "´Uirapuru´ é obra para ler e reler, percorrendo fundo as profundezas simbólicas dos vocábulos. No pulso-punho de Febraro, a narrativa ganha uma singularidade de estilo raramente vista em escritores tão jovens, sobretudo num romance de estreia".

Febraro e sua paixão pelas palavras

Febraro de Oliveira é ator, escritor e poeta. Nasceu com um talento nato para a escrita. Ainda criança, quando saia com a mãe de carro, durante o trajeto lia as placas das ruas e construía pequenos poemas, histórias, ligando uma placa na outra e construindo narrativas a partir dessas conexões. Aos 9 anos já era apaixonado pelas palavras, gostava de criar e ouvir histórias. A narrativa sempre foi sua grande paixão, sempre permeou sua vida.

Aos 23 anos já traz em sua bagagem literária quatro livros publicados: ´Poesia Não Existe ou ensaiodoquenãoédito´, com o qual foi considerado "a revelação poética da nova geração"; livro ´Tødavia´, com o qual ficou durante semanas entre os lançamentos mais vendidos da Amazon; livro ´Planos incríveis para situações mirabolantes´, que durante um período esteve entre os mais vendidos em Arte Conceitual na Amazon e; livro ´Uma festa para o fim do mundo´, ganhador dos prêmios ´LEIA MS´ e ´III Prêmio de Reconhecimento Popular (2019/2020) - Livro do Ano´.

Palavras e versos para todos os cantos de MS

Com o propósito de fomentar a leitura, possibilitar o acesso e ampliar a distribuição do livro ´Uirapuru´ pelo estado, serão doados 1.500 exemplares para Escolas Estaduais, Bibliotecas de Campo Grande e para a CUFA MS (Central Única das Favelas de Mato Grosso do Sul).

Serviço: o poeta e escritor Febraro de Oliveira lança o livro ´Uirapuru´ no dia 12 de novembro de 2021, às 19 horas, no Espaço Refazenda, localizado na rua Frederico Soares, 357. O livro está sendo vendido por R$ 30 reais e já pode ser adquirido pelo site www.febraro.com.br/. Mais informações pelo Instagram.

21 visualizações0 comentário