• Ana Paula Ostapenko

Livro de poemas é legado sensível de quem encarou dias difíceis durante internação psiquiátrica


A poesia pode florescer nos momentos mais difíceis. Prova disso é o novo livro de Maria Gorete de Moura, Jardim Secreto, que será lançado no dia 28 de abril, na Biblioteca Municipal Anna Luiza Prado Bastos. A escritora potiguar, que adotou o Mato Grosso do Sul como seu lar do coração, escreveu parte dos poemas desse livro quando esteve internada em um hospital psiquiátrico, momento em que se viu reclusa e suas únicas companhias eram um caderno e uma caneta.


Artista plural, Maria Gorete é membro da União Brasileira de Escritores (UBE/MS) desde 1987. Além disso, tem passagens pelo teatro, música, quadrinhos, além de ser pintora e editora de fotos. Participou de eventos como o Festival Sul-Mato-Grossense da Canção, as Bienais Internacionais do Rio de Janeiro e de São Paulo, e, ainda, representou o Mato Grosso do Sul no programa Viola Minha Viola, com o projeto 'O Pantanal no Universo das Letras'.


Com o livro Jardim Secreto, Maria Gorete traz uma obra sensível, fruto do período em que esteve internada em tratamento psiquiátrico ou, nas palavras dela, "quando se viu sob grilhões sentimentais". Nesse tempo, a escritora passou a observar pela janela seus companheiros de internação. "Para mim, eles eram folhas soltas e uma caneta. Escrevi nos momentos não agradáveis, podendo saber da grande importância dos laços, que quase tiraram minha liberdade. Deles, fiz poemas, refletindo meu verdadeiro estado de espírito", conta.


Além do aspecto lírico, a autora tenta, com essa obra, demonstrar que todo indivíduo é suscetível de experimentar más situações, mas que poderá ser objeto de mudança. "A importância que este livro teve para mim foi descobrir que pessoas com patologias similares a minha poderão dizer a si mesmos e ao mundo inteiro: eu sou capaz", pontua. Nas páginas de Jardim Secreto, leitores encontrarão momentos simples de observação, pedidos sinceros do íntimo da autora e detalhes poéticos da vida de quem luta para se reestabelecer na mente e no coração.


Jardim Secreto é o segundo livro de Maria Gorete lançado pela editora Vida Produções, uma editora sul-mato-grossense, que há 13 anos lança os livros de literatura infantojuvenil, da escritora Mara Calvis, com 25 títulos publicados. Desde o ano passado, abriu as portas para todos os escritores que desejam concretizar o sonho de publicar sua obra. O lançamento de Jardim Secreto acontece no dia 28 de abril, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Anna Luiza Prado Bastos, que fica no Horto Florestal. O evento é aberto ao público.


O livro estará à venda durante o lançamento, mas também pode ser adquirido pelo telefone (67) 99227-5169.


6 visualizações0 comentário