• Ana Paula Ostapenko

Livro infantil traz histórias inspiradas em lendas e contos que resgatam a cultura cigana


No próximo dia 8 de abril, a literatura cigana ganha mais um representante, o livro 'Era uma vez… um povo cigano", escrito pela Cigana Luna Negra, que também é dançarina, professora de dança cigana e flamenca, taróloga, poetisa e escritora.


Luna estreia na literatura realizando uma curadoria especial das histórias de Charles Perreout e dos irmãos Grimm que trazem a temática cigana. Os contos desses escritores são mundialmente reconhecidos e fazem parte da cultura infantil da humanidade. O objetivo da escritora é desmistificar a cultura cigana e transmitir informações relevantes sobre esse povo, mas de um jeito leve, divertido e lúdico usando os contos de fadas como inspiração. "Eu pretendo também trazer reflexão profunda sobre o mundo em que vivem nossas crianças e adolescentes. Será que estamos realmente ensinando para elas valores como a paz, o amor, e o respeito à diversidade?', questiona a autora. Além disso, ela pontua que o hábito de ouvir e contar histórias faz parte da tradição de seu povo. "Nós nascemos e crescemos ouvindo as histórias e lendas contadas pelos nossos pais e avós, e é graças a elas que a nossa cultura se mantém viva passada de geração a geração", explica.


Estima-se que hoje existam aproximadamente 500 mil integrantes de povos ciganos distribuídos pelo país, em pelo menos três etnias: os Calon, os Roma e os Sinti. A Cigana Luna Negra vive há 30 anos em Campo Grande, mas já residiu em muitas cidades Brasil afora. Hoje, uma de suas atividades na Capital é a dança. Seu estúdio é uma verdadeira tenda cigana. “Temos ali vários elementos da nossa cultura, como o tablado de flamenco, o altar de Santa Sara, tachos de cobre e muitos outros detalhes. É uma maneira de levar às pessoas a cultura do nosso povo”, explica.


Lançamento - O livro 'Era uma vez… um povo cigano" será lançado ao público no dia 8 de abril, na Biblioteca Pública Municipal "Anna Luiza Prado Bastos", no Horto Florestal de Campo Grande, e pode ser adquirido na pré-venda, pelo site https://bit.ly/eraumavezumpovocigano.


Ele é publicado pela editora Vida Produções, uma editora sul-mato-grossense, que há 13 anos lança os livros de literatura infantojuvenil, da escritora Mara Calvis, com 25 títulos publicados. Desde o ano passado, abriu as portas para todos os escritores que desejam concretizar o sonho de publicar sua obra.

6 visualizações0 comentário