• Ana Paula Ostapenko

Mosaico retrata a história da cultura LGBTQIA+ com relatos de glamour e luta por espaço


Parte da história da cultura LGBTQIA+ de Campo Grande acaba de ser documentada e será exibida no lançamento do documentário MOSAICO, no próximo dia 31, às 20h, no canal do Youtube do Fórum LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul. A obra audiovisual é mais um projeto realizado por meio da Lei Aldir Blanc através da Fundação de Cultura de MS.


Dirigido por Mikaela Lima Lopes e Deko Giordan, “MOSAICO” é um documentário que ressignifica a história da cultura LGBT+ de Campo Grande/MS, a partir de relatos de alguns dos agentes que protagonizaram a cena cultural, desde os anos 80 até os dias atuais.



São histórias emocionantes de uma cena que teve seu início em guetos e seu fervor na abertura de bares e casas de show para o público LGBTQIA+ nos idos dos anos 1980/90/2000, onde surgiram grandes nomes que inspiraram essa nova geração de artistas, performers, drag queens, voguers, produtores e outras diversas expressões de arte LGBTQIA+, que mostram seu trabalho hoje pela internet e, antes da Pandemia, nas casas noturnas, saraus, concursos de beleza, balls e outros diversos eventos da cidade.


A diretora Mikaela Lopes se sente representada, “Uma experiência a mais na minha vida, registrar em vídeo acontecimentos que tiveram tanto impacto na minha vida, e que fizeram me tornar quem sou hoje, eu dedico esse trabalho a todos os artistas LGBTQIA+, que com sua graça, seus espetáculos e sua dedicação merecem todo o reconhecimento do mundo”.



Para Deko Giordan, dirigir este trabalho é um marco em sua carreira “Dirigir este doc, nos permitiu, rever e conhecer pessoas, mas acima de tudo, conhecer suas histórias, suas vivências na arte e na cultura, que em muito se mesclam com a história do nosso movimento. Ver e compreender o quanto as pessoas lutaram para que nossas expressões artísticas tivessem espaço, e o orgulho com que elas falam sobre isso, é algo lindo e emocionante”.


Mosaico vem pra deixar na história momentos, atores, histórias de luta, glamour e abertura de portas sobre o preconceito e a discriminação, onde os LGBTQIA+ lutam com suas armas: a coragem de ser quem são, acima de qualquer coisa.


Serviço

Documentário Mosaico

Quando: 31 de maio - Segunda-Feira, 20h

Onde: Canal do Youtube Fórum LGBTQIA+ de MS: http://bit.ly/forumlgbtqiams


30 visualizações0 comentário