• Ana Paula Ostapenko

Museu de Arqueologia oferece visitas guiadas on-line


A suspensão temporária das visitas presenciais ao Museu de Arqueologia da UFMS, devido à pandemia da Covid-19, não vai impedir que professores e estudantes conheçam o acervo de milhares de peças pré-históricas que foram coletadas nos sítios arqueológicos do Estado. No site do Muarq é possível, agora, agendar visitas on-line, realizadas pelo Google Meet.

A coordenadora técnica Lia Brambilla explica que basta preencher um formulário (clique aqui) para que seja realizado o agendamento. “Durante o passeio fazemos um tour guiado por todas as vitrines da exposição de longa duração e ao final abrimos para perguntas sobre arqueologia e pré-história”, diz. “Esperamos com as visitas ajudar os professores que ministram aulas sobre pré-história”, ressalta. Podem participar das visitas professores e alunos do ensino básico ao ensino superior. “Para o público universitário, além das peças que estão em exposição, mostramos também as da reserva técnica”, completa.

Além da visita guiada on-line, no site do Museu também é possível fazer um tour de 360 graus e no canal do Muarq no Youtube é possível acessar uma variedade de vídeos produzidos, entre eles a animação Raízes da Nossa Gente. “A animação foi tão bem aceita pelas crianças que fizemos um quiz para elas testarem os conhecimentos após assistirem”, conta Lia. O quiz pode ser acessado aqui. “Ficou tão legal que estamos bolando outros dois ainda para maio. Também lançamos um podcast esta semana no site”, destaca Lia. Para saber mais informações sobre o Museu que está localizado no prédio do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa em Campo Grande, basta enviar um e-mail para searq.proece@ufms.br ou acessar o site https://muarq.ufms.br/.

Semana Nacional dos Museus

O Muarq também vai participar da 19ª Semana Nacional dos Museus, que será realizada entre 17 e 23 de maio. Na programação, constam o lançamento do livro Museu e Patrimônio Cultural em MS, palestras e exibição da animação Raízes da Nossa gente. Além do Muarq, a Casa da Ciência e Cultura da UFMS programou atividades como exibição de filmes e visita guiada à exposição Tocando os Astros.

A programação completa da Semana Nacional dos Museus bem como informações sobre inscrições podem ser conferidas aqui. O evento é realizado pelo Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Museus e Sistema Brasileiro de Museus. Neste ano, o tema escolhido foi O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. De acordo com o tema, reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.

Confira mais detalhes sobre a programação do Muarq e Casa da Ciência e Cultura:



0 visualização0 comentário