• Ana Paula Ostapenko

Na cozinha com o Chef: Focaccia



Com a Pandemia uma galera se rendeu aos encantos da culinária, principalmente em fazer pães, sejam eles de fermentação natural ou não e hoje o chef Francisco Neto vai falar e passar a receita da queridinha hipster do momento: a focaccia.

Típica da região de Gênova, esse pão na forma é preparado com farinha, fermento, água e temperado com azeite e sal. Normalmente é utilizado o alecrim, o que lhe confere um aroma único. A massa é aberta em uma forma com as mãos, sempre em uma espessura alta.

É um prato típico dos camponeses italianos, sendo consumido no café da manhã. Depois da massa estar pronta, pode-se rechear com ingredientes de sua preferência, Francisco recomenda, “você pode comer puro ou colocar tomates, cebola, azeitonas e queijo, fazendo um sanduíche bem gostoso e aromático”.

Então vamos à receita:


Ingredientes:

Farinha de trigo 500g

Água mineral 320ml

Azeite de oliva 40ml

Sal 13g

Açúcar 5g

Fermento biológico 15g


Preparo

Misture água, azeite, açúcar e metade da farinha e mexa até obter uma pasta líquida, adicione o fermento, mexa mais o resto da farinha e por último o sal.

Você vai ver que vai obter uma massa bem pegajosa, deixe descansar por 15min. Ela irá dobrar de tamanho nesse tempo.

Com as mãos úmidas, faça dobras na massa de dentro para fora e deixe descansar por mais 30min.

Repita esse processo 3 vezes até ela ficar lisa, lembrando que sempre com as mãos molhadas.

Nessa receita estou usando uma farinha comum de mercado, se você for usar uma farinha de melhor qualidade pode melhorar a hidratação dela.

Pegue uma forma de mais ou menos 30 por 40cm, ou qualquer outra forma que desejar, de preferencia retangular, unte ela com azeite de oliva, e transfira a massa a essa forma e abra ela com forme o tamanho da forma e deixe descansar por mais 30min.



Com as pontas dos dedos úmidas, faça pequenos furos nela, polvilhe uma camada de sal grosso, alecrim e um fio bem generoso de azeite de oliva, essa é a receita clássica, mas pode colocar tomates cerejas, azeitonas ou cebola.

Leve ao forno pré-aquecido na maior temperatura em torno de 15 a 30 min, isso tudo vai depender do forno, sua focaccia estará pronta quando estiver dourada por cima.

Depois é só se deliciar. Manjare!



2 visualizações0 comentário