• Ana Paula Ostapenko

Na cozinha com o Chef: Peixe ao molho de Urucum


Essa semana do ano é especial pra muita gente, comer peixe é uma tradição e mesmo que não seja por motivo religioso, comer peixe é sempre bom, então hoje o Chef Francisco Neto ensina uma receita de Peixe ao molho de Urucum bem gostoso e fácil de fazer. Com a palavra, o chef:

Podemos usar qualquer tipo de peixe para esta receita, mas temos só que cuidar com o ponto certo dele, um peixe recomendado e fácil de achar é a tilápia.

Para fazer o azeite de urucum eu já tenho pronto em casa, o que eu fiz. Comprei sementes de urucum e coloquei em um pequena bacia e coloquei um azeite de boa qualidade, o urucum por ter um cor bem forte ele começa a soltar o avermelhado dele com o tempo e com mais de uma semana ele começa a deixar o aroma e gosto mais intensos.

Então antes de fazer essa receita você pode fazer seu próprio azeite de urucum.

Para começar a receita vamos precisar de:

Filet de tilápia

Azeite de urucum

Pimentões em cubos (recomendo o vermelho e amarelo pois são mais fáceis na digestão)

Tomate

Cebola roxa cortada pequenas

Pimenta dedo de moça

Leite de coco ou creme de leite( a diferença está em qual leite de coco usar, se você tiver tempo faça o seu leite de coco, é bem simples, compre um coco, retire a água e a polpa do coco. Pegue a polpa e coloque no liquidificador e bata, adicione aos poucos a própria agua de coco para deixar liquido, você pode coar ou não, fique sua escolha. Usar o creme de leite ele fica mais pesado, fica muito saboroso também, mas eu prefiro o leite de coco.

Coentro, se você não gosta de coentro, pode substituir por salsinha.

Queijo muçarela

Vamos lá:

Pegue uma frigideira e adicione um fio de azeite de urucum, deixe esquentar e adicione a cebola roxa e deixe ela refogar, apostar um dois minutos pode adicionar os pimentões cortados em cubos e os tomates e deixe refogar até soltar bem os líquidos deles, neste momento você pode adicionar um pouco de sal só para unir todos os sabores.

Após adicione a pimenta dedo de moça, tire a semente e a parte branquinha dentro, isso você pode colocar a gosto tá.

Deixe um minuto refogando adicione o leite de coco e deixe formar um molho um pouco mais líquido, tempere o peixe com sal e pimenta do reino, se for a pimenta branca vai dar um sabor bem diferente.

Pegue o peixe e coloque na panela e tampe e deixe cozinhar por 5 a 8 min. Após isso, adicione o coentro ou salsinha e se você quiser dar um sabor legal adicione queijo e leve ao forno bem quente só para gratinar, eu particularmente não gosto muito de queijo com peixe.

Pronto seu peixe ao molho de urucum está pronto, para acompanhar você pode fazer um arroz branco e uma farofa cítrica!

17 visualizações1 comentário