• Ana Paula Ostapenko

No mês da mulher, shopping traz catálogo especial exaltando a beleza das mulheres reais


Sempre de olho nas tendências e buscando estar na vanguarda sobretudo no que se diz respeito à moda e estilo de vida, o Shopping Bosque dos Ipês traz no mês de março um catálogo de moda que exalta as pluralidades das mulheres de Mato Grosso do Sul.


E, para fugir do clichê das produções de moda, foram escolhidas para um ensaio especial mulheres que representam corpos e presenças reais. As fotos foram feitas na Praça Itanhangá, um dos cantos mais bonitos de Campo Grande.


Para a escolha do casting, o fotógrafo e videomaker Thiago Costa pensou em um elenco de mulheres com perfis bastante distintos. “No meu trabalho, sinto falta de fazer ensaios cujos participantes estejam mais próximos da realidade e longe de um padrão de beleza. Nem sempre as empresas ou lojistas topam abraçar essa ideia, mas o Bosque dos Ipês topou e tivemos um resultado lindo”, pontua. Participaram a costureira Gilda Godoy, a secretária Emanuelle Fernandes dos Santos, a publicitária Natalye Alves e a assistente administrativa Lis Loureiro.


Para Lis, que já fez trabalhos como modelo, participar dessa campanha é um acontecimento especial e marca um momento sublime de sua vida, a espera pelo filho Henrique. Por ser cadeirante, sua gravidez chama a atenção de quem a vê e, segundo ela, muitas pessoas não conseguem acreditar que se trate de uma gestação ‘normal’, mas que iniciativas como esse catálogo de moda podem ajudar a criar um novo olhar na sociedade. “Eu passo por situações capacitistas o tempo todo, os outros pensam que uma mulher com deficiência não tem uma vida ativa, normal, que não pode ser mãe. Mas acredito que com essa campanha, ao me verem gerando uma vida, passarão a ter um olhar diferente”, pontua.


Já para Gilda, com seus 62 anos e ousados e despreocupados cabelos que já ganharam até mechas cor-de-rosa, ser fotografada foi uma realização. “A vida vai acontecendo e vamos deixando de correr atrás de certos sonhos. Então, quando veio essa oportunidade, não pensei duas vezes”, conta. Para ela, todas as mulheres têm poderes, principalmente para conseguirem ultrapassar as diversas barreiras que a sociedade e o dia a dia ainda insistem em empurrar. “Eu mesma passei por várias delas. Criei meus filhos praticamente sozinha, venci um câncer, venci a Covid-19 e hoje ainda tenho pique para deitar e rolar no chão com meus netos”, revela. Da campanha, Gilda, além da realização pessoal, ainda ganhou uma amizade, a secretária Emanuelle Fernandes dos Santos. Manu tem 32 anos e é uma mulher trans que, inclusive, já ganhou o título de Miss em Mato Grosso do Sul. Para ela, participar do ensaio é, sobretudo, uma chance de visibilidade e representatividade. "É muito importante estar ali em destaque para que outras meninas trans também possam se ver, se enxergar e perceber que podem se espelhar em alguém e, ainda, que elas podem atingir camadas sociais que outras mulheres atingem", pontua.


Marinheira de primeira viagem, Natalye Alves sempre esteve nos bastidores de ensaios e outras produções e quando recebeu o convite para participar da campanha do Shopping Bosque dos Ipês ficou surpresa. "Em um primeiro momento, achei que o fotógrafo que fez o ensaio estivesse brincando, porque nunca tinha me imaginado em uma campanha publicitária como casting. Mas fiquei muito feliz quando fiquei sabendo que o objetivo do Bosque com essa campanha era mostrar mulheres reais e diversas", revela. A publicitária de 29 anos conta que a troca entre as participantes foi especial, mesmo que por pouco tempo. "Foi enriquecedor perceber que mesmo com vivências diferentes, todas nós em algum momento nos encontrávamos em nossas forças e nos desafios do dia dia", conta.


Produção - A consultora de moda Wity Prado foi a responsável em escolher os looks do ensaio, trabalhando com diferentes volumes, proporções, cores e idades. Para ela, a produção não foi um grande desafio, pois em seu dia a dia realizando consultorias, ela costuma vestir todos os tipos de mulheres, acomodando as peças aos mais diversos corpos. "O trabalho de produção de moda para mulheres plurais foi muito tranquilo, além de um grande prazer. Poder executar dentro de um meio em que não é tão comum assim explorar este lado mais fora do padrão, foi incrível", pontua.


O catálogo de março do Shopping Bosque dos Ipês pode ser conferido em suas redes sociais e também no site www.shoppingbosquedosipes.com.br. Além disso, as modelos podem ser vistas também em outdoors espalhados pela cidade.

21 visualizações0 comentário