• Ana Paula Ostapenko

Produtora cultural de Corumbá lança série de curtas sobre manifestações religiosas


A relação de fé e devoção do povo de Corumbá e Ladário é tema de uma série de curtas encabeçados pela produtora cultural sul-mato-grossense, Thayná Cambará por meio da Bela Oyá RP & Produções, que será lançado na sexta-feira (11/06), às 18h30, em uma live no Youtube.


Os vídeos integram o projeto Encruzilhada de Estórias: Registro das Festividades Religiosas, que tem apoio financeiro do FIC (Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal), dentro da Lei Aldir Blanc/2020. "Fui contemplada no edital, porém decidi ampliar o projeto. Ao invés de somente dois vídeos, de 90 segundos cada, produzi dois curtas e estou com outros dois em produção", explica Thayná.


A partir da live de lançamento do projeto estarão disponíveis online, os dois primeiros curtas, sendo eles registros de louvações a Oxóssi e a Yemanjá. Os outros dois, que devem ser lançados em agosto, Ogum e Xangô.


A live contará com a participação do especialista em religiões de matrizes Afro, o historiador e antropólogo Prof. Dr.

Mario Sá e terá como mediadora a antropóloga e pesquisadora cultural Edivânia Freitas. “O projeto nasce para dar voz para os religiosos afro-brasileiros da região. Encruzilhada de histórias é uma terminologia de busca juntar a ideia de encruzilhada enquanto encontro e enquanto lugar de Exú, o mensageiro de todos os orixás”, explica o professor Mário Sá.


Gestora cultural e de comunicação com carreira em Campo Grande e Corumbá, Thayná hoje está à frente da Bela Oyá RP & Produções, auxiliando agentes culturais, institutos e ONGs, sobre como transformar suas ideias em ações de relacionamento e projetos culturais de sucesso. Recentemente, fotos da produtora foram selecionadas pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Salvador/BA) para integrar a exposição fotográfica 'AFROTOGRAFIA'.


O que: Lançamento do projeto Encruzilhada de Estórias: Registro de Manifestações Religiosas

Quando: Dia 11/06/2021 - às 18h30 (horário local)

Onde: Canal da Bela Oyá no Youtube | https://www.youtube.com/channel/UCxzLMpb6390rTIBfbd3_Xig

Mais informações: Facebook e Instagram da Bela Oyá

6 visualizações0 comentário