• Ana Paula Ostapenko

Projeto MS Meu Samba oferece oficinas gratuitas para a população de Corumbá


As escolas de samba de Corumbá estão oferecendo oficinas gratuitas de carnaval para a população por meio do projeto MS Meu Samba, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O valor que a Fundação de Cultura está repassando para as escolas de samba de Corumbá, para a implementação do projeto, é de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

O projeto é um auxílio emergencial que visa ao fortalecimento a todas as categorias buscando amenizar as dificuldades enfrentadas pelos artistas sul-mato-grossenses. Acredita-se ser esse o momento para oferecer conhecimento, por meio de cursos e oficinas aos trabalhadores da cultura de todos os segmentos, buscando um resultado positivo por meio da capacitação de profissionais, tornando-os mais preparados nas suas respectivas áreas de atuação.

Apostando em uma Política de democratização da cultura, transparente e ágil, principalmente nesse momento de enfrentamento ao Covid-19 e visando atender a um quantitativo cada vez maior e diversificado de artistas, a Fundação de Cultura de MS pretende oportunizar e incentivar o artista local, valorizando sua arte, sua trajetória artística, sua história e seu jeito de ser como forma de identificação de práticas e manifestações culturais existentes no estado, além de apostar na contínua formação de plateia, mesmo em tempos de Covid-19, propiciando assim, melhor e maior entendimento e reconhecimento dos traços que marcam a produção artística em Mato Grosso do Sul.

Serão nove oficinas que serão realizadas, durante quatro a cinco semanas, e cada escola de samba definiu um instrutor para ministrar os cursos. Esta semana já estão acontecendo as oficinas relacionadas à bateria. “Corumbá é uma cidade com uma tradição de carnaval muito forte, então a gente está tendo uma boa aceitação do público com relação a essas oficinas. Ao final as pessoas vão receber certificado de participação, as pessoas podem fazer quantas oficinas quiserem, e foram delimitadas no mínimo dez pessoas por curso. A gente tem conseguido um bom retorno nesta primeira oficina que começou nesta quarta-feira, dia 3 de novembro”, diz Victor Raphael de Almeida, presidente da Liesco – Liga das Escolas de Samba de Corumbá.

Confira abaixo a lista das oficinas e as escolas de samba em que serão realizadas. Os horários são sempre entre 18 e 21 horas:

03 a 05 de Novembro

Oficina de Bateria - Marquês de Sapucaí

10 a 12 de Novembro

Estação Primeira - Molde para fantasias de Carnaval

Unidos da Major Gama - Direção de Carnaval

Acadêmicos do Pantanal - Samba no pé

24 a 26 de Novembro

A Pesada - Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Mocidade Independente da Nova Corumbá - Harmonia e Evolucao

01 a 03 de Dezembro

Vila Mamona - Costura para Indumentárias Carnavalescas

Imperatriz Corumbaense - Adereçamento para Carnaval

Império do Morro - Comissão de Frente

No dia 08 de dezembro haverá um ato de encerramento.

Fotos: Liesco

1 visualização0 comentário