• Ana Paula Ostapenko

Sonia Caldart lança livro de culinária com mais de 100 receitas


A culinarista e comunicadora Sonia Caldart está lançando nesta sexta-feira (17), no Clube Gourmet Camicado, seu novo livro, “Cozinhando com Sonia Caldart”, no qual reúne mais de 100 receitas testadas e explicadas que desenvolveu durante mais de 20 anos de trabalho na área. Sonia comandou a escola de culinária Forno, Freezer & Cia durante 14 anos, deu aulas em diversos supermercados da Capital e teve programas em várias emissoras, ensinando receitas e dicas da cozinha. “O livro é um modo de retribuir tanto carinho que recebo até hoje. Escrevo e explico como eu aprendi, do zero, o que é importante para quem não sabe cozinhar”, conta Sonia.

O livro tem receitas variadas, salgadas e doces, fáceis e mais elaboradas, e é focado principalmente em quem não sabe cozinhar ou está começando a se aventurar na cozinha. “Todas as receitas foram dadas em aula nos meus cursos, testadas várias vezes e corrigidas. São também muito variadas, desde a cozinha brasileira até culinárias do mundo todo, entradas, pratos principais e sobremesas”, explica Sonia. O desejo de ajudar quem não sabe cozinhar vem da história da própria autora, que está contada no livro. “Eu casei aos 28 anos e só sabia fazer café, até ovo eu queimava, um dia fervi alface achando que era repolho e ficou um cheiro horrível. Mas comecei a fazer cursos, aprendi a cozinhar e, depois que mudei para Campo Grande, acabei me vendo como professora, algo que não sonhava. Então, se eu consegui, acredito que todos podem, sim, aprender a cozinhar”, completa.

A vontade de escrever um livro era um sonho antigo da autora, mas que ficou guardado por muito tempo. “Desde que eu dava aula de culinária minhas alunas pediam um livro, eu fiz na época uma apostila com algumas receitas, só que na loucura da minha vida não tinha tempo de organizar o livro”, conta Sonia. Depois de muitos anos com uma rotina de trabalho intensa, esse desejo esbarrou também em mais um obstáculo: uma doença congênita que fez com que Sonia perdesse totalmente a visão há cerca de 3 anos.

Foi com a ajuda do amigo e parceiro de trabalho José Freire Jr. que ela finalmente conseguiu tirar o sonho do papel. Como coautor, ele reuniu o material, ajudou na seleção das receitas e contou a história de Sonia, desde o início na cozinha até a criação da escola e os programas na TV. “Quando surgiu a ideia de escrever o livro, foi decidido que seria só mais um livro de receitas, mas ela tem uma história muito interessante e motivacional que merecia ser eternizada. O sentimento hoje é de realização ao ver a obra concluída, porque o sonho dela se tornou meu sonho. Quando começamos o projeto, há anos atrás, era um sonho dela, mas eu abracei e hoje conseguimos realizar juntos”, define José.

Serviço: O lançamento do livro “Cozinhando com Sonia Caldart”, publicado pela Life Editora, será realizado nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, das 16 às 21 horas, no Clube Gourmet Camicado, que fica no Shopping Campo Grande – Av. Afonso Pena, nº 4.909. Serão seguidos todos os protocolos de segurança durante o evento e o uso de máscaras será obrigatório.



Currículo da autora: Sonia Caldart é culinarista e comunicadora. Vive em Campo Grande desde 1985, e foi aqui que descobriu seu talento na cozinha. Comandou a escola Forno, Freezer & Cia, na qual teve oito professores auxiliando nos cursos e mais de cinco mil alunos durante 14 anos de trabalho. Por conta da destreza em ensinar, Sonia acabou indo para a área da comunicação, e comandou os programas “Aprendendo com Sonia”, “Papo na Cozinha” e “Cenário Feminino”, na TV Guanandi e no SBT MS. Escreveu também nos jornais O Palanque, Diário da Serra e A Crítica, e teve um programa on-line no Jornal O Estado. Hoje, o programa está apenas em seu canal do YouTube (youtube.com/cenariofeminino), sempre atualizado com novos conteúdos

3 visualizações0 comentário