• Ana Paula Ostapenko

Um dos alimentos mais consumidos no mundo, a pizza tem data especial no calendário: 10 de julho



A pizza é um dos alimentos mais consumidos no mundo e só no Brasil, segundo a Associação de Pizzarias Unidas, em média 1,7 milhões de pizzas são fabricadas e vendidas diariamente no país. Com toda essa popularidade mundial, a iguaria ganhou um dia só para ela: 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza.

Fazer pizza na casa do empresário Eder Blanco tornou-se uma tarefa profissional. Casado e pai de dois filhos, ele seguiu a tradição de sua família comprando um forno a lenha e com a ajuda da esposa, Inara, eles preparam a massa da pizza com recheios diversos, de acordo com o gosto de cada um. “A ideia do forno a lenha veio para dar mais sabor às refeições do fim de semana, é um costume antigo da minha família cozinhar no forno à lenha. Uma ou duas vezes por mês, passo no Fort Atacadista para comprar os ingredientes da massa e dos recheios e quando as crianças veem as sacolas já sabem que vai ter pizza”, brinca Eder.

O empresário conta que antes da pandemia reunia os amigos para saborear as pizzas, assim como caldos e pães caseiros, mas agora com as restrições de aglomerações, degustar o cardápio ficou mais reservado. “A diversão é inventar os recheios e ficar de olho no forno para ver se a próxima a sair é a preferida das crianças, minha ou da esposa”, conta.

Eder lembra que não só de recheio se faz uma boa pizza. A qualidade, textura e o sabor da massa são essenciais para uma degustação perfeita. “Para a massa ficar bem macia gosto de misturar os ingredientes líquidos separados dos sólidos e só depois juntar tudo. Importante também cuidar da quantidade de cada ingrediente, sem exagerar, nem faltar, respeito as medidas à risca”, revela.

Como tudo que é bom merece ser vivido, a boa pedida deste sábado, 10 de julho, é preparar uma pizza em casa com a família. Com a certeza que vai ligar o forno neste fim de semana, Eder passa a receita. Anote os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes da massa

  • 1 kg de farinha de trigo

  • 30 g de fermento biológico fresco (para pão)

  • 500 ml de água

  • 6 g ou 1 colher (sobremesa) de açúcar refinado

  • 5 g ou 1 colher (chá) de sal

  • 12 g ou 1 colher (sopa) de margarina/manteiga

  • 30 ml ou 2 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo

Primeiro coloque o fermento biológico em um recipiente com um pouco de água, o açúcar e dissolva bem. Misture os ingredientes líquidos: óleo, água e margarina. Em outro recipiente misture a farinha de trigo e o sal. Depois junte aos ingredientes líquidos até formar uma massa homogênea. Faça uma abertura no meio e adicione o fermento biológico dissolvido. Mexa bem até virar uma massa e sove por uns 15 minutos. Coloque a massa pronta para descansar por 2 horas em um recipiente polvilhado com farinha de trigo ou já divididas em 4 bolinhas em uma mesa polvilhada de farinha de trigo. A massa irá crescer um pouco e depois é só abrir as pizzas com o rolo polvilhando sempre com farinha de trigo. Rende 4 pizzas grandes. Em seguida é só passar o molho de tomate de sua preferência e rechear a gosto.

Especial Pães e Pizzas – Quem quiser celebrar este dia especial com sabor e economia vai encontrar até 11 de julho nas lojas do Fort Atacadista o Especial Pães e Pizzas Food Service. São farinhas, massas pré-prontas, queijos e ingredientes para rechear sua pizza com variedade, bom preço e qualidade. Além disso, há a opção do cartão Vuon Card, que oferece descontos e parcelamentos aos clientes.

10 visualizações0 comentário