• Ana Paula Ostapenko

Xupakabras lança novo single “Livre Mercado”, ouça agora


A banda douradense Xupakabras lançou nesta sexta-feira, 12, o single Livre Mercado” já está disponível no Spotify e em todas as plataformas digitais. Segundo a banda “uma letra politizada sobre um assunto sério, mas mantendo sempre aquele toque de ironia. Dessa vez não tem só gritaria e dá até pra entender o que nosso vocalista canta”.


Arthur Banzato, baixista da banda, completa a descrição da nova música “esse single é o terceiro do nosso disco ''Doutor, Preciso de Drogas Mais Pesadas'', que deve sair este ano ainda. A música foi composta em 2015, mas a letra se encaixa muito bem no contexto brasileiro atual, sobretudo por conta da agenda econômica do ministro Paulo Guedes”.



O Xupakabras iniciou suas atividades durante o ano de 2007 como um projeto musical despretensioso formado por três jovens do interior do Mato Grosso do Sul. Assim como as canções de um minuto que já caracterizavam a sua sonoridade naquela época, a banda acabou de forma precoce, tendo realizado apenas uma apresentação ao vivo.


Em 2011, após um longo hiato, dois de seus integrantes originais (Felipe e Arthur) decidiram retornar o trabalho abandonado anos atrás, reformulando a banda, mas mantendo a proposta original de compor músicas simples, curtas e rápidas. No tocante às letras, estas se caracterizam pelo senso de humor sarcástico, utilizado para abordar os temas mais variados possíveis: política, cinema, cultura, relacionamentos, questões sociais, entre outros. Rompendo com o paradigma moderno, onde os estilos musicais são cada vez mais fragmentados, os integrantes definem o gênero da banda apenas como Rock (Pauleira).


Entre Junho a Dezembro de 2013, entraram em estúdio pra gravar o seu primeiro álbum, intitulado “Copa Y Pelea”, com recursos totalmente próprios. Produzido e gravado por Renan Gobi em Dourados/MS e mixado e masterizado por Cassio Zambotto em Natal/RN, O CD foi lançado virtualmente no dia 12 de março de 2014.


Em 2020 a banda lançou também o single “todo homem é uma ilha”, Arthur fala também dessa música “o single que saiu em março do ano passado no contexto do início da pandemia, fala sobre isolamento social e decepção com a humanidade de forma mais ampla, mas na época lançamos como um incentivo para as pessoas ficarem em casa e evitarem aglomerações (não deu muito certo)”.


Conheça mais da banda Xupakabras no Instagram, Facebook, Youtube e Spotify


28 visualizações0 comentário